domingo, 6 de novembro de 2016

ExoMars: Busca de Vida em Marte pelos Europeus

No século XV até o início do século XVII o mundo viveu um período histórico conhecido como Era dos Descobrimentos (ou Grandes Navegações). O mundo do ponto de vista europeu, naturalmente. Iniciado com os portugueses, esse período conectou o mundo, possibilitando ao cartógrafo flamengo Abraham Ortelius publicar na Antuérpia em 1570 o "Theatrum Orbis Terrarum", reconhecido como o primeiro mapa mundial.
O que se viu nesse período foi, independente das motivações, a busca e a conquista de territórios (rotas, na verdade) desconhecidos para eles.
Agora, quase seis séculos depois do início, uma nova fase de exploração européia, liderada pela ESA em cooperação com a Roscosmos. O programa, que se iniciou no início de 2016 com o TGO (Trace Gas Orbiter) que irá buscar traços de gases na atmosfera marciana, investigar como a água e a atividade geológica varia e buscar sinal de vida presente ou passada em Marte. Juntamente com o TGO, o módulo conhecido como Shiaparelli também já está em Marte no momento deste artigo (06/11/2016). Ele é um módulo de demonstração de entrada em aterrissagem.
Em 2020, a segunda e última parte desta empreitada se dará com o lançamento de um veículo com uma perfuradora, dotado de instrumentos dedicados ao estudo de exobiologia (ou astrobiologia) e geoquímica.
Roscosmos irá prover um lançador de prótons para ambas as missões.



Fontes:



Nenhum comentário: