quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Telescópios refratores

Saudações astronômicas!

Bom, antes de falar sobre o que estou trabalhando no momento, vou discorrer brevemente o que realmente é um telescópio refrator.
Um telescópio refrator é formado por duas lentes: a objetiva e a ocular.
A primeira faz o papel da captação de luz, e quanto maior o diâmetro da objetiva, mais luz será captada. Mas isso não quer dizer que a qualidade aumentará também. Isso porque a luz difrata ao passar pelo material da qual a lente é feita. Ou seja, para melhorar a qualidade juntamente com o aumento do diâmetro da lente é preciso que o material da lente seja acromática, ou seja, não difratar a luz.
A segunda funciona como uma lente de aumento e é localizada no foco da objetiva.

Bom, agora que já disse algo sobre refratores vamos ao que estou fazendo com eles:
Eu pesquisei e construí, com materiais encontrados no comércio, 4 (quatro) refratores de baixo custo. Para quem quiser ver os detalhes de como construir uma entre em (http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/lunetacomlentedeoculos.htm)
Porém as minhas lunetas não possuem monóculos de fotografia como ocular, mas sim uma lente de máquina fotográfica com distância focal de 4 cm.
Bom, vamos as lunetas que construí: A primeira foi no primeiro semestre de 2007 com uma lente objetiva de 2 graus (sempre positiva) com 50mm de diâmetro, que resultam numa distância focal de 1/2 m. Isso significa que a lente ocular será posicionada a 0,5 m de distância da lente objetiva. Com ela, os tubos utilizados foram um tubo de esgoto marrom de 50 cm de comprimento e 50mm de diâmetro; e um tubo de esgoto branco de 40 cm de comprimento de 40mm de diâmetro.
Com este eu ainda não havia feito o tripé de madeira, portanto era difícil tirar algo com a imagem sempre tremendo um pouco. Mas ainda sim tirei bastante dele sem tripé. Consegui enxergar crateras na lua com facilidade, mas claramente este tamanho não é o mais indicado para impressionar alguém com a imagem da lua. Teoricamente ele aumentaria 12,5 vezes, mas não é o que realmente ocorre. Ainda não sei o porquê mas ocorre. Numa experiência para um trabalho para a faculdade realizei um teste para medir o real aumento da luneta e o resultado foi de um aumento de 6,2 vezes, ou seja, a metade. Portanto a Lua, com um tamanho aparente de 0,5º ficará com um tamanho aparente de 6,2 x 0,5 = 3,1º. Para entender o que significa esse 0,5º do tamanho aparente, estique um dos braços, cerre o punho e estique o dedo indicador para cima. O diâmetro da ponta do dedo é de aproximadamente 1º.

O segundo que fiz, usei uma graduação de 1º para a objetiva e portanto de 1m de distância focal. Com a mesma objetiva de 4cm de distância focal, o aumento teórico será de 100/4 = 25 vezes, lembrando que o aumento é a distância focal da objetiva dividido pela distância focal da ocular. E já que a experiência realizada por mim sugere que o aumento prático seja a metade do teórico, ele será de 12,2 aproximadamente (?).
Com este a impressão que se passa para alguém que esteja olhando pela primeira vez a Lua através de um telescópio é bem melhor, mas ainda pode ser melhor.
Com o terceiro o aumento foi superado pela falta de qualidade do sistema. A lente que utilizei foi de 0,5º com uma distância focal de 1/0,5 = 2m. Portanto o aumento teórico será de 200/4 = 50 vezes e o prático sugerido de 25 vezes (?). Com ele foi possível ver uma Lua bem maior, porém planetas e estrelas não devido a focalização. Ou seja, a baixa qualidade do sistema não permitiu a focalização.
Com o quarto usei uma graduação intermediária: 0,75º, com uma distância focal de 1/0,75 = 1,33m e aumento teórico de 133/4 = 33,25 vezes e prático de 16,6 vezes(?). Ainda não pude testá-lo devido ao tempo. Ele só ficou pronto anteontem e desde então o tempo tem estado nublado. Pretendo ver as 4 maiores Luas de Júpiter, verificar as fases de Vênus e talvez os anéis de Saturno.

3 comentários:

Miguel F. Moreno disse...

Grande Júlio
Parabéns pela iniciativa! tenho certeza que estas suas dicas serão muito bem-vindas a muitas pessoas que estão interessadas em contruir estes pequenos instrumentos.
Grande abraço!
Miguel

*|*mauricio*|* disse...

Oi
Eu sou de Bento Gonçalves/RS, e comecei agora a aprender mais sobre astronomia.
Tenho apenas 12 anos xD
E gostaria de saber onde posso encontrar a lente de camêra fotográfica para servir de lente ocular....
E como eu meço a distância focal da lente de máquina fotográfica sem saber o grau dela?
Absos

GEOGRAFIA Prof Lisiane disse...

Júlio.
Sou professora de geografia e gostaria de despertar os alunos para a astronomia.
Não tenho condições de comprar um telescópio,mas quem sabe se me deres o passo a passo eu possa construir uma luneta para começar?!
O teu trabalho no blog é muito legal e instrutivo.
Parabéns!
Lisiane F. Machado
machadolisianemachado@gmail.com