terça-feira, 8 de novembro de 2016

Enceladus: Potencial Abrigo de Vida

No ano de 1789 quando William Herschel avisou uma nova terra, não fazia idéia do que poderia ter naquele novo mundo, tal qual um navegador com uma carta náutica que contém um continente inédito. Fato é que até no início dos anos 1980 quando ambas as naves Voyager chegaram perto do suposto mundo congelado a humanidade conheceu algo sobre ele. De fato, ele é coberto de gelo e reflete quase 100% da luz solar, fazendo com que sua superfície seja extremamente fria (-200ºC).
Mas foi somente em 2005 quando a Cassini encontrou a sexta maior lua de Saturno recebemos dados mais detalhados sobre sua geologia.
Seus pólos se distinguem visualmente de forma clara. No norte várias crateras marcam a superfície, enquanto que no sul há marcas tectônicas.

Crédito: NASA/Cassini


Se baseando na Terra, onde há água há vida. E se em Enceladus tiver essa característica em comum com a Terra, encontraremos algum tipo de vida, pois já evidências de que há um oceano logo abaixo da superfície. As medições sugerem que o sob o pólo sul, a 10 quilômetros de profundidade e que sobre esse mar há uma camada de gelo de 30 a 40 quilômetros de espessura.
A água desse oceano é o que provavelmente alimenta o gêiser que a Cassini descobriu, cujos jatos cobrem 3 vezes o raio de Enceladus a uma velocidade de 400 metros por segundo.

Com sua química, calor interno e oceano global, Enceladus se tornou um mundo promissor de busca por vida extraterrestre.


Características:

Raio: 252 km
Gravidade: 0,113 m/s²
Período Orbital: 33 horas
Descobrimento: 1789


Nome

Enceladus foi escolhido por John Herschel, filho do descobridor. O nome escolhido foi o gigante da mitologia grega por causa de Saturno (Cronos), que era o líder dos Titãs.




Fontes:




Nenhum comentário: