sexta-feira, 7 de março de 2008

Para construir uma luneta caseira

Saudações Astronômicas!

Finalmente vou postar algo sobre a construção desses pequenos instrumentos que, para muitos, podem ser as portas para um novo e incomensurável universo! Nesses posts sobre a trajetória completa sobre a construção de uma luneta astronômica serão expostos vários aspectos que orbitam a luneta de baixo custo, tais como finalidades, os materiais empregados e onde encontrá-los no comércio, uso e aplicações, entre outros.

Para começar, vamos falar sobre do que é feito este instrumento. A luneta caseira é constituída de uma lente objetiva (lente que capta a luz) feita numa óptica comum; canos de esgoto, um monóculo de fotografia ou uma lente de máquina fotográfica para usar como ocular (onde se vê a imagem). É isso, 2 lentes e canos, nada mais.

Percepção

Com ela, pessoa que a construiu, se não tiver conhecimento algum sobre o céu noturno e astronomia, não vai estar fazendo as coisas do modo correto. Mas por que? Por quê uma pessoa sem conhecimentos prévios de astronomia e uma experiência básica observacional não iria se maravilhar com o que exite do outro lado da porta para o novo universo? Simplesmente porque para poder se maravilhar é preciso saber o que se está vendo para entender e, somente assim, conquistar um nível a mais de percepção. Quando se consegue subir este primeiro nível, uma de euforia incontrolável nos toma as emoções.

Antes de construir

E como, então, alguém pode alcançar tal nível de percepção com poucos recursos? E mais, compartilhar com outras pessoas? A resposta possui 2 caminhos: Se você conhece ou ouviu falar de alguém já iniciado na observação astronômica, vá atrás dessa pessoa. Pergunte a ela sobre referências na área observacional e observe o céu noturno junto com essa pessoa (quanto mais pessoas, melhor!).
Agora, se você não conhece e muito menos ouviu falar de alguém que tenha um mínimo de conhecimento sobre astronomia, então mãos à obra! Você terá que descobrir o universo sozinho! Mas não se preocupe, nada que um livro, uma carta não resolvam.
No caso do livro, procure por introdução a astronomia observacional ou astronomia amadora. Uma indicação pessoal é o "Manula do Astrônomo Amador", de Jean Nicolini (http://books.google.com.br/books?id=40pEAAAACAAJ&dq=manual+do+astr%C3%B4nomo+amador).
Bom, depois do livro a carta. Esta carta é uma carta celeste, mas que pode ser substituída por um planisfério (http://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/planisferio.html), que é muito mais fácil para o iniciante que uma carta.
Com um conhecimento prévio e um planisfério em mãos, é só praticar as observações e continuar lendo sobre o assunto em revistas e na internet.
Depois de passar por estas etapas, a aquisição de um binóculo é indicada e, posteriormente de um telescópio de pequeno porte (lembrando que a luneta é uma alternativa ao binóculo ou instrumento didático para crianças e adolescentes).

3 comentários:

queren disse...

Ótimo, pois para quem está iniciando ou comercando a descobrir
o lado escuro ( digamos) do céu, é maravinhoso ,é como desse seu primeiro passo .Entrar no mundo totalmente diferente onde se mergunha no mar cósmico e descobrir as profundesas que lhe espera ! E é realmente magnifico , é muito bom!

Thiago Caique Alves disse...

Parabens, ótimo blog, a astronomia me facina. E vou tentar fazer a luneta e ficar atento ao que voce escreve! =) parabens e obrigado!

Anônimo disse...

vcs acreditam em vida extra terrestres?
erro1:acreditar que a terra era quadrada
erro2:acreditar que a terra era o centro do universo
erro3:acreditar que a terra é o unico planeta com vida