segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cinturão de Kuiper: Um Local de Caça


É madrugada de inverno. Está na hora de caçar. Através da lente da luneta faz um ajuste. O local e a distância são incertos, porém sua dimensão, massa e magnitude são aproximadamente conhecidas. Isso, caso ele exista. A possibilidade de um encontro visual acelera o pulso do caçador. O computador está com o software conectado à câmera no telescópio. A cafeteira cessa seu ruído. A fonte de estimulante está pronta. O caçador agarra uma coberta, abre uma página aleatória de um livro de contos e se acomoda em uma poltrona.


O pequeno observatório fora construído em uma pequena propriedade adquirida há 2 anos. O falecimento da esposa não ajudou, mas seus filhos sim. O incentivo foi acalorante, reacendendo sua chama de caçador de errantes. Não se sentia mais sozinho, todos estavam com ele.

Algumas noites depois de reiniciar sua jornada, o caçador sucumbiu. Câncer era sua constelação predileta quando observava o céu em sua infância, sem saber da ironia que o futuro reservava. Seus herdeiros prometeram continuar a jornada do caçador, usando sua queda para unir os discípulos.

1000 UA longe do pequeno observatório um corpo gélido de -226 ºC de tamanho comparável ao dos gigantes gasosos do sistema solar se move lentamente em sua viagem elíptica ao redor do sol de pouco mais de 10 mil anos. A escuridão está a seu favor, a estrela mais próxima é fracamente refletida, resultando em uma magnitude de +25 na escala astronômica.




    Imagem: https://pjmedia.com/vodkapundit/2016/01/20/the-ninth-planet-redux/
 
Fonte:

http://www.bbc.co.uk/newsbeat/article/35996096/planet-9-is-not-going-to-kill-us
http://earthsky.org/space/evidence-9th-planet-dps-october-2016
http://phys.org/news/2016-08-ninth-planet-reveals-extremely-distant.html

Nenhum comentário: