terça-feira, 30 de novembro de 2010

Astronautas regressam em segurança da ISS.

Os astronautas americanos Doug Wheelock e Shannon Walker e o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, a bordo de uma cápsula Soyuz, pousaram em segurança na madrugada desta sexta-feira no Casaquistão após 163 dias no espaço. Eles estavam na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde tiveram a oportunidade de participar dos festejos dos 10 anos de sua operação, no último dia 2 de novembro.

Neste período, os três participaram de mais de 120 experimentos sob condições de microgravidade abrangendo desde biotecnologia à pesquisa de novos materiais, além de física, astronomia. Eles também enfrentaram uma das piores crises da história da ISS, quando um vazamento em uma bomba provocou a paralisação de emergência do sistema de resfriamento da estação. Wheelock e a também astronauta americana Tracy Caldwell Dyson, que retornou à Terra em setembro, tiveram que realizar três longas caminhadas espaciais para resolver o problema.


Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/11/26/trio-de-astronautas-regressa-em-seguranca-de-estacao-espacial-923116787.asp acessado em 30 de novembro de 2010.

Agora, a ISS está ocupada pelo americano Scott Kelly e os russos Alexander Kaleri e Oleg Skripochka. Um novo trio de astronautas - a americana Catherine Coleman, o russo Dmitry Kondratyev e o italiano Paolo Nespoli - deve partir da base espacial russa de Baikonur no próximo dia 15 de dezembro e chegar à estação dois dias depois.

Nenhum comentário: