Saudações astronômicas!
Na noite de sábado 01/03 realizei obervações de Saturno entre 22 e 23 horas. A luneta utilizada foi a de objetiva cuja graduação é de 0,75. A imagem do gigante gasoso foi o esperado para mim: uma pequena esfera amarelada com um sutil anel em volta. No entanto é preciso paciência para conseguir enxergá-lo com perfeição. Devido à aberração cromática, somente em alguns pontos da ocular consegue-se vê-lo com um mínimo de aberração.
Também observei Marte, porém sem muitas expectativas. E elas estavam corretas: a ocular somente revelou um ponto avermelhado deformado pela aberração cromática.
Terminei a noite com um olhadela na nebulosa de Órion e a visão foi a melhor possível devido ao grande campo de visão da ocular utilizada.
A conclusão a que cheguei é de que para um observador iniciante e empolgado que construiu seu próprio aparelho, a visão mesmo que sutil dos anéis de Saturno é orgasmática. Porém para um não iniciado crédulo, a Lua é sem dúvida a única opção.
Em breve postarei observações com Vênus e Júpiter, que somente estão aparecendo pela manhã.
Um comentário:
EU GOSTARIA DE SABER COMO POSSO PRODUZIR MINHA PROPRIA LUNETA MATERIAL NECESSARIO E TAMBEM SE POSSIVEL O VALOR E ATE UM PASSO A PASSO POIS ESTOU ME INICIANDO NESSE MOMENTO E AINDA NAUM INTENDO NADA FAVOR ENVIAR AO MEU EMAIL kiko12hd@hotmail.com ESPERO ANCIOSO OBRIGADO
Postar um comentário