quarta-feira, 23 de abril de 2008

Conjunção entre a Lua e Júpiter - Observação mo BREU

Neste sábado, 26 de abril, um fenômeno chamado "conjunção" poderá ser observado no céu de Londrina. Uma conjunção ocorre quando, do ponto de vista do observador, dois corpos celestes (A e B) ficam, coincidentemente, numa mesma região do céu que, neste caso, A e B serão a Lua e Júpiter. E, com membros do GEDAL para auxiliar as observações, elas ficam ainda mais proveitosas.

A partir das 21 horas os membros do GEDAL estarão reunidos no B.R.E.U. (Base Reservada para Estudos do Universo) alguns telescópios para a observação deste fenônomeno, além de marte, saturno, várias nebulosas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa) e aglomerados (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aglomerado_estelar). O GEDAL pede para quem possuir telescópios, lunetas ou binóculos para que levem seus instrumentos para o B.R.E.U. para compartilhar e para instruir na sua utilização, se for o caso.

Para quem não sabe ir ao B.R.E.U. , o caminho é fácil: siga pela Av. Salgado Filho (atrás do Aeroporto de Londrina) e, a partir do Tiro de Guerra, conte 11,7km. Ao final do trecho asfaltado da Estrada do Limoeiro, a estrada que é bem estreita forma uma espécie de “balão”, utilizado pelos ônibus de transporte coletivo para fazer o “retorno”. É justamente neste “balão” onde montamos os equipamentos. Depois deste local, a estrada se divide em duas, ambas de terra.

Nenhum comentário: