quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Astronomia na sala de aula

Uma aula de física pode se tornar mais interessante aos olhos dos alunos quando a matéria alcança a astronomia. Isso porque ela se vende melhor, com mais atrativos visuais e informações totalmente fora do senso comum e novidades a todo instante. Sempre há algo novo sendo descoberto e o universo a ser explorado. O mesmo espírito aventureiro que instigou europeus a atravessarem o oceano rumo ao desconhecido desperta dentro dos alunos quando apresentados à essa extraordinária ciência.
Na última quarta-feira, 1, entreguei revistas sobre os mais variados temas relacionados à astronomia, como o sistema solar, exploração espacial, observação celeste e cometas. Separados por grupos de 2 ou 3 alunos fizeram uma leitura analítica de temas nunca antes apresentados sem maiores aprofundamentos. Alunos outrora dispersos e desinteressados se maravilhavam com a nova percepção da natureza que lhe surgia.
Os alunos ainda não sabem, mas na próxima quarta-feira, 8, cada grupo irá apresentar para os demais o que aprendeu com sua leitura analítica, qual a relevância do tema em questão, responder, naturalmente, a eventuais questões levantadas ao longo da discussão. Posteriormente, lhes apresentarei uma luneta caseira, explicarei sua função, descoberta e modo de utilização. Como a aula é diurna, não teremos como observar a lua ou as estrelas. Talvez o sol esteja disponível, mas lembrando sempre que nunca se deve olhar o sol diretamente através de um telescópio, do contrário corre-se o sério risco de uma cegueira imediata. Essa observação deve ser realizada indiretamente, projetando-se a imagem em um papel opaco ou em uma parede.
Com isso espero salvar o ano dessa turma, que ficou tanto tempo sem professor na disciplina de física (uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da periferia de Londrina).