sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nasa adia para maio missão de manutenção do Hubble

A Nasa adiou para 12 de maio o envio do ônibus espacial Atlantis para missão de manutenção do telescópio Hubble, informou a agência espacial americana. O lançamento estava previsto inicialmente para outubro deste ano, mas a unidade que coleta e envia dados à Terra a partir do Hubble estava defeituosa, pelo que os engenheiros ainda trabalham numa peça de reposição, segundo um comunicado.

Essa missão será a última a ser enviada ao Hubble, que será substituído em 2013 por outro telescópio espacial altamente sofisticado. Lançado ao espaço há 18 anos, o Hubble revolucionou a astronomia ao permitir esquadrinhar mais profundamente o universo, sem as distorções da atmosfera terrestre e está em órbita a 575 km da Terra.
Fonte: Diário do Grande ABC

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Nacional da Astronomia

Ontem (02/dez) foi o dia da astronomia no Brasil. A data é uma homenagem ao patrono da astronomia em nosso país: Dom Pedro II. O imperador foi um grande entusiasta e maior incentivador de ciências e especialmente astronomia dentre os estadistas brasileiros.

Coincidentemente, nesta ocasião os planetas vênus e júpiter, que se encontram bem próximos (em conjunção) são cruzados pela Lua, formando uma tripla conjunção. O fenômeno tem seu início no dia 30/11 e termina no dia 02/12 com a Lua. Sem a Lua a conjunção entre os planetas persiste até por volta do dia 10/12, onde Mercúrio se aproxima de Júpiter e uma nova tripla conjunção acontece, desta vez com Mercúrio no lugar de Vênus no entardecer dos dias 28 e 29/dez.